segunda-feira, 22 de novembro de 2004

Dica 1: "Pink Floyd Live at Pompeii"

(capa do DVD)
Algumas dicas de coisas boas (pra mim pelo menos.. hehe) que vi esse final-de-semana.
Primeira delas, esse DVD. Já faz um tempinho que tenho o dito, mas esses dias peguei ele e botei pra rodar do começo ao fim. Vai melhor no breu noturno, mas deitar no sofá num final de tarde assistindo o dito com uma xícara de café (ou um copo de vinho) vai bem também.. hehe.
Normalmente assisto com meu pai, outro grande apreciador do material do Pink Floyd (não preciso nem dizer da onde comecei a escutar e gostar disso..hehe). Pois bem, esse é o melhor material deles, pelo menos em termos de apresentação ao vivo. Ainda não vi nada melhor. Os caras estavam no auge, tocando pras "almas penadas" da histórica cidade de Pompéia na Itália (explico: a cidade de Pompéia foi alvo da erupção de um vulcão na antiguidade; agora não estou me lembrando bem, mas acho que foi no auge do Império Romano; todos os habitantes foram pegos de surpresa, sem chance de escapar; muitos morreram ali no meio da bagunça, petrificados).
E o melhor do DVD é justamente isso, as imagens (o filme foi reeditado recentemente com uma edição e cenas novas excelentes). O dito começa com o batimento cardíaco e a respiração de uma pessoa, sem nenhuma imagem.. logo em seguida surge uma sonda vagando no espaço, seguindo a câmera por imagens de planetas do sistema solar, até chegar à terra (nesse ponto, "Echoes" já está tocando, com aquele início inconfundível do "som de sonar" tirado do sintetizador). Nesse ponto corta pra banda, aparecendo os músicos tocando pra absolutamente ninguém (apenas os técnicos e câmeras) num antigo colisseu da cidade italiana, e por aí vai... com a banda tocando entremeadas com imagens de esculturas e pinturas romanas antigas e a "boca" do vulcão em atividade.
Em suma, pra quem gosta de "som viajandante", é imperdível.. hehe.. Rock psicodélico, progressivo, "space rock".. pode chamar do que quiser, mas é bom. A banda ainda estava na sua fase mais "alternativa" e prestes a lançar o clássico The Dark Side of The Moon. Isto é, estava no cume.. antes de lentamente descer a ladeira.
Mas é isso, assistam.. "achável" nas melhores locadoras tupiniquins.. hehe..


Setlist:


1- Echoes (parte I)
2- Careful with that Axe Eugene
3- Us and Them (cenas de gravação em estúdio)
4- One of these days
5- Mademoiselle Nobs
6- Brain Damage (cenas de gravação em estúdio)
7- Set the controls for the heart of the sun
8- Echoes (parte II)

2 comentários:

Carrie Bradshaw Tupiniquim da Silva disse...

Já vi algumas cenas/músicas desse especial, foi há muito tempo... talvez no alto-falante ou antes disso ainda...
beijo!

Xanmello disse...

Pois é.
Alexandre Mello (Salvador-BA) escrevendo. Hehe.
Conheço pouco o Pink Floyd mas acho irado...
Curti o template do seu blog... eu nao sei fazer essas coisas, coloco logo um pronto, hehe... o nome é legal tb... e parece que você sabe escrever bem!
Legal... Digno do nome! [haha]
Fui!