sexta-feira, 26 de novembro de 2004

"gripe espanhola"? - ação/reação

Toda ação tem a sua reação. Sou da teoria de que o planeta, apesar de não ser um ser orgânico (no sentido tradicional que a gente usa) é um ser "vivo" (entre aspas, pq vivo num sentido não-tradicional). Achar que todo o impacto que a gente causa como civilização no planeta não afeta o mesmo é de uma ignorância "busheniana" (esses ignorantes exitem, e são muitos).
Assim como qndo um vírus nos atinge nós reagimos com a febre, o planeta tb tem os seus momentos de "febre" pra tentar controlar esses macacos desvairados. Um exemplo foi a "gripe espanhola" do começo do século, uma "febre planetária" que se seguiu ao impacto causado pela revolução industrial no planeta: uma forma de controlar esse "vírus homo-sapiens", num extermínio natural em massa (pra diminuir a população e evitar que o planeta imploda).
Pois bem, parece que estamos chegando numa fase dessas novamente. Uma nova "onda" de controle natural dos "macaquitos" no planeta.. hehe. Já houve indícios alguns anos atrás.. e se a coisa continuar nesse ritmo, logo ela vem forte. Vejamos a notícia, fresquíssima:


25/11/2004 - OMS alerta que gripe do frango pode virar epidemia


A OMS - Organização Mundial da Saúde advertiu nesta quinta-feira (25) que a gripe do frango está prestes a se transformar em epidemia generalizada, que pode atingir 30% da população mundial. "Existem estudos que situam o número de mortes entre dois e sete milhões. E o total de pessoas afetadas, em milhões, já que de 25% a 30% cairão doentes", disse Klaus Stohr, coordenador do programa da OMS para o controle da gripe do frango.
A advertência foi feita em Bangcoc (capital da Tailândia) no início de uma conferência de dois dias com a participação dos ministros da Saúde da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), China, Coréia do Sul, Hong Kong e Japão, para garantir a cooperação na luta contra a gripe do frango. A reunião, promovida pela OMS, é realizada quando ainda na Ásia são registrados esporádicos surtos da gripe do frango, que causou 20 mortes no Vietnã e outras 12 na Tailândia desde o início do ano.
"Este vírus é, certamente, o que tem mais probabilidades de ser o causador da epidemia", destacou o especialista da OMS. Os ministros da Saúde esperam aprovar um documento no qual detalham os preparativos e as medidas de controle e acompanhamento que os 14 governos participantes deverão adotar para erradicar a gripe avícola.
A OMS informará os participantes sobre o estado da pesquisa de uma vacina para proteger os seres humanos da gripe do frango que, em princípio, pode começar a ser testada na Tailândia em 2007. "O assunto da vacina é extremamente complicado em termos de produção e efetividade", observou o representante da OMS na Tailândia, William Aldis.
Na conferência também estão presentes especialistas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, assim como da Organização Mundial de Saúde Animal, que participaram da elaboração do documento. As autoridades de saúde da Tailândia admitiram que irão demorar pelo menos três anos para erradicar a gripe do frango no setor avícola nacional, apesar das medidas de controle que já são adotadas, como o sacrifício das aves doentes ou em perigo de contrair a doença. (Terra.com)


fonte: (www.ambientebrasil.com.br)

2 comentários:

Carrie Bradshaw Tupiniquim da Silva disse...

Eu vi isso ontem na tv... e sabe do que me lembrei? do ebola que ninguém nunca mais tocou no assunto... medo!!!
bom findie! beijos!

Caroline Witt disse...

Apocalypse Please,
Muse.