quarta-feira, 23 de agosto de 2006

empty spaces dicas: "David Gilmour" (1978)

(David Gilmour, o álbum - 1978)

A postagem de hoje serve pra abrir uma série com sugestões, indicações, dicas de coisas que o editor desse humilde blog aprecia e que eventualmente serão expostas aqui para serem compartilhadas.

Bom, recentemente o guitarrista da banda Pink Floyd (esse sujeito aí decima) lançou um álbum solo chamado On an Island. O disco é interessante pra quem aprecia e é fã da sonoridade da citada banda, mas também é bem chatinho. Só não digo que é ruim mesmo porque tem algumas coisas interessantes ali no meio. No geral porém, o álbum é bem limitado.

Ao contrário, esse álbum da capa exposta logo acima é muito bom. Produto do mesmo guitarrista, foi lançado em 1978 no início do fim dos melhores tempos da banda londrina. É um disco bem simples, com músicas diretas, básicas, levemente melancólicas e melodiosas. Não traz nada de inovador (mesmo pra época), mas é delicioso de se escutar. Calcado no blues e num rock bem tradicional, é daqueles Cds que vc bota na vitrola e deixa rolar por inteiro, sem cansar.

Havia um bom tempo que ele estava escondido lá na minha coleção de CDs. Esses dias, "redescobri" o nosso amigo e voltei a escutá-lo vorazmente. Recomendo para tudo e para todos. Uma audição de qualidade, na minha modesta opinião. Não há nada mais aconchegante do que "conversar" com a guitarra melancólica e revoltada de "No way" a altas horas da noite.

Set List:


MIHALIS (David Gilmour) 5:48
THERE'S NO WAY OUT OF HERE (Ken Baker) 5:10
CRY FROM THE STREET (David Gilmour/Eric Stuart) 5:13
SO FAR AWAY (David Gilmour) 5:50
SHORT AND SWEET (David Gilmour/Roy Harper) 5:26
RAISE MY RENT (David Gilmour) 5:32
NO WAY (David Gilmour) 5:32
IT'S DEAFINITELY (David Gilmour) 4:27
I CAN'T BREATHE ANYMORE (David Gilmour) 3:08


* para uma compreensão mais completa da postagem clique no link seguinte : "deglutindo Gilmour".

4 comentários:

Thiago disse...

Você não me conhece ... mas já conheço o seu blog há um certo tempo ...desde a época do www.fotolog.com\empty_spaces (que está ótimo e que por sorte não foi abandonado). Eu conheci o seu blog por meio da Bidulina (amiga da net (sou de Blumenau - SC)), e vim apenas agradecer pela grande dica que vc postou. Eu desconhecia o trabalho solo do David Gilmour, apesar de o Pink Floyd ser minha banda predileta. Depois da dica fui atrás e por sorte ... já o estou escutando. On an Island e Take a breath são demais ...

Estou atrás do album solo do George Harrison ... por causa da sua dica, mais ainda não obtive sucesso.

No mais eh isso .... continue com esse belissimo trabalho.

Cristina disse...

Tem umas músicas do David Gilmour naquele cd que você gravou pra mim no ano passado, não tem?
Aliás, tem gente que está me devendo uns cds aí... rs

;]

Alexandre disse...

Olá Thiago..

Fico lisongeado pelas palavras e eu é que agradeço pela visita e leitura.

Eu também sou um grande fã do PF e acho legal expor aqui um pouco dos meus gostos e preferências. E pesquisa sobre esse disco do Harrison que vale a pena tb, é muito bom.

No mais, você é amigo da Carol "bidulínica"? :) Ela é gente finíssima.

E Cris, eu sei que estou inadimplente.. prometo pagar com juros e correção monetária. :P

Thiago disse...

Quanto a ser amigo da Carol, somos amigos virtuais, não conheço ela pessoalmente ... e concordo com vc, ela é gente finíssima.

Pink Floyd é a banda que mais curto ... a melhor música deles da úlltima semana para mim é "Childhood's end". The Wall é o album .. mas gosto de quase tudo deles ... adoro o Dark Side of The Moon, Obscured by Clouds, The Final Cut, A Momentary Lapse of Reason, The Division Bell (Lost for Words eh demais) e tambem do The Piper at the Gate of Dawn ....

E essa sua idéia de postar um pouco dos seus gostos é ótima, e pode deixar que eu vou correr atrás do álbum do George Harrison ... se seguir a linha de "Within you Without you" dos Beatles (autoria dele), não vou me arrepender.

Eh isso ... Abraço !!

PS.: Não costumo comentar muito, o que não significa que não acompanho.