segunda-feira, 14 de agosto de 2006

sinais

Bom, pra quem não sabe eu tenho uma camiseta vermelha com um ideograma chinês desenhado representando a palavra "sonho". Tenho uma afeição especial por essa idumentária. Não sei bem o porquê, mas ela me transmite uma idéia de força e perseverança que eu aprecio muito. Não só pela palavra em si, mas por todo o conjunto, a cor, enfim.
Hoje eu vesti a dita e fui aproveitar meu dia de folga, resolvendo algumas tarefas acumuladas. Quando cheguei no meu prédio no final da tarde, meio que por um desses infortúnios do destino (que na verdade não existem, mas fica bonito falar assim -rs-), uma das moradoras das famílias coreanas aqui do prédio estava esperando o elevador.
Tudo estava bem, ela brincando com os filhos, sorridente, até perceber a minha presença do lado e visualizar a minha camiseta. Do nada, ela "fechou" a cara e começou a me olhar, digamos, de uma forma menos amistosa.
Muita gente não sabe mas os coreanos com os chineses tem uma "rixa" histórica de conflitos e brigas milenares (sem falar nos japoneses; esses três nacionais não se aturam). E do nada, todo esse histórico surgiu na cabeça da moça como se ela tivesse sido atingida por um ráio.
É interessante essa questão dos sinais. De como os símbolos, as idéias, muitas vezes trazem toda uma gama de emoções que passam desapercebidas por quem não vivenciou toda aquela correlação. Talvez ela tenha sentido naquele momento o mesmo tipo de sentimento que um judeu teria ao ver uma pessoa carregando o desenho de uma suástica na camisa.
Eu obviamente fiquei com "cara de bunda", pois percebi a gafe. Mas é daquelas situações inevitáveis, que só um sujeito paranóico talvez tivesse evitado. Infelizmente fica aquela sensação ruim, porém, incontornável.

3 comentários:

Lety Let's Go disse...

Poh alê, problema dela.
Acho q respeito eh massa.
Tipo, respeitar as pessoas simplismente pelo fato de cada um defender ou usar o q gosta o q acredita, tipo isso.

axo q me perdi, + kra eh isso mesmo. ^^

Cristina disse...

Não pensei que a hostilidade chegasse a tanto... De qualquer forma, tome cuidado com seus vizinhos rs.
Eu quero uma camiseta vermelha com o desenho da foice e do martelo! :p
beijo!

healy disse...

já aconteceram algumas coisas aqui no prédio parecidas com essa sua situação...
eh meio chato msm... mas como vc msm disse só alguém muito paranoico pra evitar

eiii e saudades de vc... bem um mes q nao nos falamos ://

bjs