domingo, 4 de fevereiro de 2007

1º, 2º, 3º? façam suas apostas

Leia, abaixo, algumas das conseqüências previstas para os diferentes níveis de aumento da temperatura da Terra, conforme o Relatório Stern (documento divulgado em outubro do ano passado pelo principal economista do governo britânico, Nicholas Stern):

Elevação de 1º C na temperatura global - Encolhimento das geleiras ameaça o suprimento de água para 50 milhões de pessoas; pequeno aumento na produção de cereais nas regiões temperadas; ao menos 300 mil pessoas morrem a cada ano devido à malária, à desnutrição e a outras doenças relacionadas com as alterações climáticas; queda da taxa de mortalidade durante o inverno, nas regiões de maior latitude; morte de 80% dos recifes de coral, em especial a Grande Barreira de Corais.

Elevação de 2º C na temperatura global - Queda de 5% a 10% na produção de cereais na África tropical; 40 milhões a 60 milhões de pessoas a mais expostas à malária na África; até 10 milhões de pessoas a mais expostas a enchentes nas regiões costeiras; entre 15% e 40% das espécies de seres vivos vêem-se ameaçadas de extinção; grande risco de extinção das espécies presentes no Ártico, em especial dos ursos polares; possibilidade de que a camada de gelo da Groenlândia comece a derreter de forma irreversível, o que faria com que o nível dos oceanos se elevasse em sete metros.

Elevação de 3º C na temperatura global - No sul da Europa, períodos de seca pronunciada a cada dez anos; entre 1 bilhão e 4 bilhões de pessoas a mais enfrentando períodos de falta de água; entre 150 milhões a 550 milhões de pessoas a mais expostas à ameaça da fome; entre 1 milhão e 3 milhões de pessoas a mais morrem de desnutrição; possível início do colapso da floresta Amazônica; elevação do risco de colapso da Camada de Gelo da Antártida Ocidental; elevação do risco de colapso do sistema de circulação de águas quentes pelo Atlântico; elevação do risco de mudanças abruptas no mecanismo das monções.

Elevação de 4º C na temperatura global - Safras de produtos agrícolas diminuem entre 15% e 35% na África; até 80 milhões de pessoas a mais expostas à malária na África; desaparecimento de cerca de metade da vegetação de tundra no Ártico.

Elevação de 5º C na temperatura global - Provável desaparecimento de grandes geleiras no Himalaia, prejudicando um quarto da população da China e uma grande parte dos moradores da Índia; crescente intensificação da atividade oceânica, prejudicando seriamente os ecossistemas marinhos e, provavelmente, as populações de peixes; elevação do nível dos oceanos ameaça as pequenas ilhas, as áreas costeiras como o Estado da Flórida e grandes cidades como Nova York, Londres e Tóquio. (Estadão Online)
Bom, estão dizendo que esse Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC) realizado esse ano é o mais completo e elaborado "panorama científico" já produzido sobre alterações climáticas. Por volta de 2.000 cientistas reunidos chegando a um denominador comum, realmente é um marco.
Eu torço mesmo é pra que isso tenha o mesmo alcance que reuniões como a ECO 92 tiveram. No sentido de dirigir rumos políticos pra que a coisa realmente se transforme. É esperar para ver.

2 comentários:

Cristina disse...

Fiquei deprimida, agora. :/

Menina Enciclopédia disse...

acho q novas reuniões deveriam ser feitas e paises como os States deveriam finalmente se conscientizar.