domingo, 27 de maio de 2007

empty spaces dicas: "RAM" (1971)

(álbum Paul McCartney: "RAM" - 1971)

Fazia tempo que estava pra colocar essa postagem aqui. Aproveitei que estava escutando o dito nessa manhã de sábado, junto a um bom café e um calor infernal.

É um dos meus discos favoritos, não canso de escutar. Tem gente que nunca ouviu falar na vida (a maioria dos visitantes desse espaço, garanto). Mas é uma obra-prima do que se convencionou chamar de música "pop" (no sentido estrito), aquilo que gente como Madonna (vade-retro!) diz que costuma fazer.

Feito na melhor fase do começo da carreira solo dele (na minha opinião - junto com "McCartney" - 1970), época em que Sir Paul McCartney ainda não havia inventado o Wings e ainda rezava fielmente na "cartilha" dos Beatles.

Canções leves, arranjos despojados, belas melodias. Um clima bucólico permeando o disco. Letras com coisas como: "Meu cachorro tem 3 pernas.. o seu não tem nenhuma.." (seria uma "cutucada" dissimulada nos ex-companheiros de banda?) ou "bem, eu sei que minha banana é mais velha que as demais.." (??). Aquilo que os detratores costumam chamar de "silly love songs".

Tudo isso feito numa época em que o barato era fazer música "cabeça" e engajada, ou seja, o disco do nosso amigo passou em branco. Hoje só apreciado por "arqueólogos" da música pop como o inútil ser que ora vos escreve..hehehe.

Porém, se você é daqueles que gosta de acordar numa manhã de sábado, todo felizão, assobiando e cantarolando pra lá e pra cá.. dê uma escutada nesse disco que vale a pena.

Setlist:

1- Too Many People
2- 3 Legs
3- Ram On
4- Dear Boy
5- Uncle Albert & Admiral Halsey
6- Smile Away
7- Heart of the Country
8- Monkberry Moon Delight
9- Eat at Home
10- Long Haired Lady
11- Ram On
12- The Backseat of My Car


* postagem original editada em 09/04/2005.
* para uma compreensão mais completa da postagem clique no link seguinte: "deglutindo Wings"

2 comentários:

Cristina disse...

Eu ouço esses discos do Macca aqui, mas ainda não consegui definir cada um deles na sua especificidade (?). O que importa é que eu gosto da voz dele e do dom que tem pra fazer adoráveis canções pop.
beijo!

Menina Enciclopédia disse...

eu tÕ por fora desse myspace até hoje rss