quinta-feira, 10 de maio de 2007

Homem-Aranha não é nerd, é emo!


Nada contra os "emos", mas foi bem decepcionante saber disso. Só pra constar, não sou fã do personagem, nem muito fã de filmes feitos com base em estórias em quadrinhos, mas fui ao cinema conferir a última aventura do Peter Parker.

O filme em si não é ruim. Contudo, não chega a ser algo que saia daquela normalidade muitas vezes entediante dos roteiros dos "blockbusters" norte-americanos. Pior que eu não lembro direito do primeiro filme da série (o único que eu tinha visto até então) pra poder fazer uma comparação.


Uma olhadela na película acaba valendo a pena e sendo agradável pelos excelentes e bem caprichados efeitos especiais e pela forma carismática como Tobey Maguire interpreta o super-herói. Talvez o mais humano dos super-heróis, um fotógrafo "nerd" que tinha tudo pra levar uma vida extremamente sem graça e monótona, não fosse a sua "missão". Esse filme, aliás, aposta forte como base do roteiro nessa "humanidade" diferencial. Levando o homem-aranha a entrar em uma crise de personalidade ao ter que lidar com seus contraditórios e muitas vezes sombrios sentimentos. Esse é o mote da história.

O que eu sinceramente não esperava era que em certa altura do campeonato o comportado e desengonçado "nerd" nova-iorquino fosse virar um atormentado "emo" buscando sarna pra se coçar. Mas logo eu me lembrei que filmes precisam ser vendidos, e que os "emos", assim como os "nerds", são um público-mercado (novo) a ser explorado.

De uma forma geral, o filme segue interessante de se assistir até um pouco depois da metade, quando o roteirista tenta "amarrar" a história e esmerdeia tudo. O final do filme é um dos mais clichês que eu já vi, mesmo para os padrões hollywoodianos.

Eu paguei meia-entrada, mas mesmo assim, acho que vale uma inteira (ingresso). Se você busca diversão cinematográfica leve e supérfula, é uma boa pedida.

img: http://www.icicom.up.pt

5 comentários:

Luciana disse...

Eu sou muuuuito mais os X-Men. Mas o Homem-Aranha é um herói simpático, e o terceiro filme vale uma olhadela tb, embora o segundo seja melhor.

Cristina disse...

Eu gostei do segundo filme, mas agora fiquei curiosa em como aquele nerd se transformou em emo :/

Carol disse...

No, thanks.
Vi o segundo "obrigada" numa viagem de avião. ODIEI. Prefiro observar as aranhas que vez ou outra aparecem pra me fazer companhia aqui no apto.

Menina Enciclopédia disse...

preciso assistir e preciso fazer um post sobre os emos rss

Menina Enciclopédia disse...

ah! meu herói preferido é o Aranha... ele tem um quê graham coxon ahahaha (deixa a Cris ler isso rs)