domingo, 24 de junho de 2007

sociologia ambiental

Esses dias fui escrever um recado pra uma amiga no orkut e vi entre as comunidades dela uma que me chamou atenção, e achei bem interessante. O título da dita cuja era "Sociologia Ambiental". Vejamos a descrição: "Comunidade voltada para a discussão entre leigos e pesquisadores sobre a temática ambiental do ponto de vista sociológico."

Nos últimos tempos tenho pensado muito na necessidade imperiosa de voltar a estudar. Mas não estudar pra concursos e tal. Estudar pra valer mesmo. Fazer uma especialização, um mestrado, um doutorado (opa, "easy boy").

Graças a visita e participação nessa comunidade eu até tive um "insight" pra uma possível tese: uma análise do meio-ambiente (o que inclui aí o ambiente de trabalho, o ambiente familiar) na sua relação com as "flutuações" das relações humanas e/ou sociais. Poderíamos incluir aí desde as relação econômicas e a forma como ela atinge o meio-ambiente em larga escala (a intervenção na construção de grandes obras industriais/agrícolas/urbanísticas e o impacto delas na natureza e na "teia de relações econômico-sociais" -muito chique isso-) até as pequenas relações humanas dentro de um ambiente de trabalho comum (um escritório; a saúde psicológica das pessoas, o bem-estar).


Fiquei tão entusiasmado com a idéia que até andei bolando na minha cabeça um "sumário" com a esquematização do trabalho. Seria um estudo bem abragente, complexo, e interdisciplinar. Com o cruzamento das três áreas de estudo que eu mais gosto: Direito Ambiental, Direito do Trabalho, e Sociologia.

Bom, o negócio agora é manter a idéia viva, pra quem sabe em médio prazo eu conseguir colocá-la em prática.

4 comentários:

Cristina disse...

Esse seu tema é muito interessante, realmente, mas acho que, como você mesmo disse que é interdisciplinar, não seria pra se fazer sozinho, mas numa espécie de projeto.
E se você gosta, vai em frente!
Escrevi algo assim no blog hoje tb. beijo!

Carol disse...

Legal mesmo!
Acho que vai fazer sucesso!

Bruna_ disse...

curupira? alow? idéias? curupira? alow? alow?? rs

Menina Enciclopédia disse...

dá uma olhada qdo puder ($$) lá na fmu, com aqueles profs feras q meu tio falou ;)