segunda-feira, 23 de julho de 2007

empty spaces dicas: "Chaos and Creation in the Backyard" (2005)

("Chaos and Creation in the Backyard" - 2005 - Paul McCartney)

Seguindo na toada das dicas musicais do gosto pessoal do blogueiro local, lá vai mais uma.

Lembro que na época do lançamento desse disco eu escutei o dito cujo numa dessas lojas "mega store" que disponibilizam um tocador pra dar uma provada e não tinha gostado. Achei chato, pelo menos analisando aqueles 30 segundos fabulosos que eles liberam de cada faixa.

Recentemente, por vias tortuosas, adquiri todo o álbum. Comecei a ouvir novamente, com mais cuidado, e agora não paro de dar "play" no bicho na vitrola aqui. Com ajuda do site de relacionamento e estatísticas musicais Last.Fm, descobri que ele é disparado o disco que eu tenho mais ouvido recentemente. Mas não é pra menos, é muito bom.

Não é inovador, não é maravilhosamente criativo, mas é delicioso de se ouvir. Um típico álbum solo do "Macca", cheio de canções singelas, simples, belas, "bobildas", e melodicamente impecáveis. Lembra muito os primeiros trabalhos pós-beatles dele (os melhores), só que mais "lapidado". Talvez por isso tenha gostado tanto.

Diametralmente oposto à dica anterior, esse disco é visceralmente pop, no sentido mais clássico que essa palavra possa ter: música popular para massas de extrema qualidade.

Destaque para as faixas "Fine Line", "Jenny Wren", "Friends to Go", "English Tea", e "This Never Happened Before". Biscoitos finos.

Aliás, aconselho uma audição numa aprazível manhã de domingo (ou feriado), regado a muito café, pãezinhos, biscoitos, e "guloseimas" caseiras em geral. Esse disco do amigo "Paulie" parece feito sob medida para esses momentos. Inclusive, ele meio que confessa isso em uma das músicas.

There is a fine line, baby.. oh yeah.

Setlist:

01- Fine Line
02- How Kind of You
03- Jenny Wren
04- At the Mercy
05- Friends to Go
06- English Tea
07- Too Much Rain
08- Certain Softness
09- Riding to Vanity Fair
10- Follow Me
11- Promise to You Girl
12- This Never Happened Before
13- Anyway

3 comentários:

Estarkey disse...

Dicas de música com Tio Alê.
No próximo bloco: a influência da música erudita renascentista no pré-punk croata.

Cookies and Tea Kisses ^^

Carol disse...

Vou procurar conhecer...
bjo

Cristina disse...

Gostei bastante desse disco, é uma audição muito agradável. "This never happenned before" é uma das músicas mais lindas que eu conheço, e por enqto gostei de "Jenny Wren" tbém.
beijo e obrigada! :]