segunda-feira, 1 de outubro de 2007

empty spaces dicas: "Beleza Americana"


Já era mais de 1h da matina de "ontem" (madrugada de segunda, hoje), eu me preparando pra entrar debaixo do edredon, relativamente sonolento, quando começa a passar esse singelo filme na TV.

Eu nem vi as legendas de apresentação, mas me lembrei da cena inicial. Havia assistido o dito cujo há muito tempo, na época do lançamento. Porém, foi só começar aquela cena de diálogo confessional que, de sopetão, tudo voltou à minha memória.

Pra quem não viu, o filme é um petardo de ironia fina da melhor qualidade sobre o "american way of life", passeando sobre as idiossincrasias e paranóias de duas típicas famílias americanas em processo de implosão. Na minha opinião, um verdadeiro clássico do cinema recente.

Esse filme sempre me fez (e faz) rir muito quando o assisto. Existe nele uma mistura deliciosa de despretensão sarcástica e levemente cínica com um "pano de fundo" que traz uma mensagem filosoficamente sincera e visceral.

Nem preciso dizer que perdi o sono e fui dormir mais de 3 horas da manhã. Essas "sessões corujas" surpresas classudas são raras, e por isso mesmo, imperdíveis. Sempre valem o desarranjo no relógio-biológico.

Bom, a maioria dos leitores desse blog já deve ter visto o filme, e acredito que irão concordar comigo. Para aqueles que não viram, é essencial. Aluguem porque vale a pena.

Ficha Técnica:

Título Original: American Beauty
Gênero: Drama
Origem/Ano: EUA/1999
Duração: 121 min
Direção: Sam Mendes
Com: Kevin Spacey, Annete Bening, Thora Birch, Wes Bentley, Mena Suvari, Peter Gallagher, Allison Janney, Scott Bakula, Sam Robards, Chris Cooper

4 comentários:

Cristina disse...

Vi esse filme algumas vezes. Realmente tem cenas muito bonitas, outras engraçadas ou dramáticas, e tudo com esse sarcasmo latente. Acho que é a melhor atuação do Kevin Spacey - ele ganhou o oscar por esse filme?
beijo!

Carol disse...

o filme ganhou 5 oscars se não me engano. É essencial mesmo por isso comprei! Fora q a trilha sonora é maravilhosa!

Bruna_ disse...

é beeem legal mesmo.
mas vc tem que ver amélie. huahuahua

besitos

Menina Enciclopédia disse...

tb gosto muuuuuuito desse filme!