domingo, 2 de dezembro de 2007

"A Via Láctea"

Esse sábado eu inventei de ir ver um filme nacional no cinema. Esse aqui:

("A Via Láctea")

Tinha visto um trailer recentemente e achado interessante. Eu fui imaginando que seria algo na linha dessas "superproduções" nacionais mas é um filme "cabeça". Não que eu despreze e não goste desse tipo de filme, mas sempre tive um pé atrás com as produções tupiniquins desse estilo. Não sei explicar o porquê disso também, mas logo me vem na cabeça a imagem daquele estudante de faculdade de cinema recém-formado querendo mostrar que aprendeu tudo direitinho.

Bom, talvez seja essa mesmo a implicância, um certo excesso de didatismo. Pois o filme começa com essa "chatice". Você logo imagina que vai ser um porre acompanhar até o final, mas a coisa vai melhorando. Da metade pra frente o filme fica bem interessante, e prende a atenção. O roteiro cronologicamente intermitente ajuda nessa irregularidade, mas é ao mesmo tempo o ponto forte do filme.

Eu não quero ficar falando muito mas, em linhas gerais, conta a história de um professor de literatura e escritor de meia-idade e uma jovem atriz-veterinária que durante uma crise de relacionamento brigam por telefone. Aí o filme se desenrola em cima do período do "trajeto" de carro que ele faz da casa dele até a dela pra tentar contornar a situação (destaque pra fotografia urbana de São Paulo).

Mas o que me marcou nessa película foi que eu saí confuso da sala de cinema. Fazia muito tempo que um filme não me deixava assim. Não conseguia "decifrar" pra mim mesmo se tinha ou não gostado do filme. Aliás, até agora, não está bem claro pra mim.

De qualquer maneira, se tiver oportunidade, não é algo pra se deixar passar em branco. Vale a pena assistir.

Ficha Técnica

Título Original: A Via Láctea
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Site Oficial: www.avialactea.com.br
Estúdio: Girafa Filmes / M & G Ricca / Europa Filmes / M.A. Marcondes / TeleImage
Distribuição: Europa Filmes
Direção: Lina Chamie
Roteiro: Aleksei Abib e Lina Chamie
Produção: Lina Chamie
Fotografia: Kátia Coelho
Direção de Arte: Mara Abreu
Figurino: Marjorie Gueller e Joana Porto
Edição: André Finotti


Elenco

Marco Ricca (Heitor)
Alice Braga (Júlia)
Fernando Alves Pinto (Thiago)

3 comentários:

Cristina disse...

Hmm acho que não quero ver não... ¬¬

Nathy disse...

Uia, ja me interessei =)
Nunca ouvi falar, ta no cinema em São Paulo, é????eu que sou viciada em cinema nacional se vier pra Campinas não perco não hehehe...ainda mais sendo com a Alice e o Marco Rica que eu adoro.....muito bom
=)

beijos....tô gostando de ver, tem que ver mais filmes nacionais e largar de ser preconceituoso hahahah

Lucie disse...

Xiii, se eu colocar mais um filme para ver no cinema na minha lista só vou fazer isso no fim de semana! Tá tendo retrospectiva do Godard no HSBC, e ainda quero ver Mutum, Michael Clayton, Encantada... Gostei da sua resenha, é bastante pessoal. Tem vaga para colunista no meu blog, topa?