domingo, 17 de agosto de 2008

Olimpíadas Pequim 2008: o primeiro ouro

( César Cielo, o mais novo ás dos 50 metros)

Oi pessoal, estou mandando esta mensagem aqui do Cubo d’Água.

Acabei de ganhar a primeira medalha de ouro para o Brasil. Estou muito contente, muito emocionado, é a melhor fase da minha vida.

Espero que essa seja uma nova fase para a natação brasileira e que muitas medalhas continuem vindo aí nessa Olimpíada.

Um abraço!

(texto postado ontem e retirado diretamente do blog do rapaz)

Eu fiquei particularmente feliz pela natação ter "tirado o cabaço" dourado do Brasil nessas Olimpíadas, isso porque é o único esporte que eu gosto e tento praticar de forma amadora por aqui (aos trancos e barrancos, aliás; até queria escrever sobre a minha volta sem fôlego às piscinas campineiras). Além disso, pode-se dizer que é mais um dentre os esportes dos "guerreiros solitários" das terras tupiniquins.
Não é novidade nenhuma a total falta de estrutura e política esportiva adequada do governo brasileiro visando os jogos. Esse povo da natação sobrevive de patrocínios esparsos e do apoio das famílias de classe média alta que podem bancar anos de treinamento no exterior. É uma situação ridícula pra um país que tem potencial pra estar tranquilamente entre as dez primeiras nações medalhistas da competição.
Tirando futebol e vôlei, onde o Brasil tem tradição antiga, já dá pra visualizar um desempenho dourado pífio dos nossos atletas. Bom, mas eu vou parar de reclamar e deixar isso pro final da festa.

ADENDO:

Andei dizendo que iria fazer uma verdadeira "cobertura" dos jogos aqui pelo blog - ainda bem que ninguém acreditou. Mas posso indicar com total credibilidade o blog da colega Aline que vem "mastigando" pra gente todo o andamento das competições com propriedade.

img: http://ecraque.blogspot.com

3 comentários:

Aline-NC disse...

Obrigada! Espero manter o pique até o fim dos Jogos!
Estou rolando de rir com o "tirar o cabaço dourado" :)
E vou esperar o resultado final para expor minhas conclusões sobre a velha questão "resultado X falta de investimento".

Garota no hall disse...

Infelizmente o Cielo está sendo exceção nesses jogos olímpicos pobres em medalhistas de ouro e prata. "O importante é competir". Mas ganhar é melhor.

Cristina disse...

Acho que esse ouro vai ser o único, viu... :/