sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Cloverfield (2008)

(Cloverfield - 2008)

Bom, até hoje eu não consegui "engolir" direito o seriado Lost. Talvez seja uma certa preguiça. Com a própria série e na busca dos trabalhos do produtor, diretor e roteirista J.J. Abrams. Mas desse Cloverfield eu gostei. Não pela própria história em si, mas pelo desenrolar do roteiro e pelo estilo diferenciado da produção.

Não que seja uma novidade essa coisa de fazer uma "narração" a partir daquela câmera amadora na mão de um sujeito qualquer. Pois ao contrário de A Bruxa de Blair e seus congêneres, Cloverfield não fica só naquela coisa meio indie-pedante, e parte pra um suspense profissional, fincado com mais propriedade na quadratura hollywoodiana.

Talvez seja esse fino equilíbrio entre o esquema hollywood e as referências estilísticas alternativas que deixam esse filme interessante. Enfiar uma espécie de Godzilla dentro da NY contemporânea sem dar explicação alguma tem um "q" de Tarantino, mas sem deixar que aqui e ali o filme lembre coisas como o tosco Armaggedon e o meia-boca O dia depois de amanhã.

De qualquer maneira, fazia tempo que um filme de suspense não prendia tanto a minha atenção como esse. Dizer que dá realmente medo é complicado, mas em alguns momento sobe um bom friozinho pela espinha, o que eu credito ao esquema esperto de narração do filme. A melhor palavra para o que o trabalho tenta despertar (e consegue) é angústia. Não tem como não ficar angustiado com o desenrolar do roteiro. E o anticlímax do final também conta pra dizer que o filme está graduado entre os bons trabalhos do gênero.

Eu assisti em DVD, mas acredito que esse filme deve ter uma outra dimensão numa sala de cinema. Pena que deixei passar pela minha rabugice com a "onda Lost".

Ficha Técnica

Título Original: Cloverfield
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 85 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Site Oficial: www.cloverfieldmovie.com
Estúdio: Bad Robot / Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures / UIP
Direção: Matt Reeves
Roteiro: Drew Goddard
Produção: Bryan Burk e J.J. Abrams
Fotografia: Michael Bonvillain
Desenho de Produção: Martin Whist
Direção de Arte: Doug J. Meerdink
Figurino: Ellen Mirojnick
Edição: Kevin Stitt
Efeitos Especiais: Double Negative / Fugitive Studios / The Third Floor / Tippett Studio

Elenco

Lizzy Caplan (Marlena Diamond)
Jessica Lucas (Lily Ford)
T.J. Miller (Hudson "Hud" Platt)
Michael Stahl-David (Rob Hawkins)
Mike Vogel (Jason Hawkins)
Odette Yustman (Beth McIntyre)
Margot Farley (Jenn)
Theo Rossi (Antonio)
Brian Klugman (Charlie)
Kelvin Yu (Clark)
Liza Lapira (Heather)
Lili Mirojnick (Lei)
Ben Feldman (Travis)
Chris Mulkey (Tenente-coronel Graff)
Anjul Nigam
Blake Lively

5 comentários:

Sunflower disse...

OBA!

Vou linkar vcs no suncine.

Beijas

Cristina disse...

Só pelo fato de manter minha atenção e não me arrepender de ter alugado, já valeu. O filme é interessante e bom se comparado aos suspenses meia-boca que andam fazendo por aí.

Garota no hall disse...

Não vi ainda, mas tá na minha interminável lista do NetMovies. Lembro que quando vi o trailer no cinema fiquei muito curiosa, mas depois que divulgaram se tratar de um filme de monstro me desanimei totalmente.

fabiana disse...

Ainda não vi!
E num fala mal do meu LOST do coração, não! Hunft!

Boa sorte no blog novo! Estarei por aqui!

Cecilia disse...

Pô, não fala assim de "Lost"... (fã enlouquecida).