quinta-feira, 27 de novembro de 2008

o mundo das noções e as minhas minhocas cerebrais

12- Noções de geologia estrutural. 13- Geologia do petróleo. 14- Mineralogia. 15- Noções de petrologia. 16- Sedimentologia. 17- Pedologia. 18- Edafologia. 19- Noções de geofísica. 20- Noções de geoquímica. 21- Geomorfologia. 22- Noções de cartografia. 23- Noções de sensoriamento remoto e geoprocessamento. 24- Mecânica dos solos. 25- Hidrologia. 26- Noções de hidrogeologia. 27- Noções de bioestatística e geoestatística. 28- Noções de mecânica dos fluidos. 29- Noções de geotecnia. 30- Noções de terraplenagem. 31- Noções de drenagem e seus principais dispositivos. 32- Tipos de obras de arte especiais e correntes. 33- Impactos ambientais de obras civis de infra-estrutura. 34- Noções de planejamento de transportes e de intermodalidade. 35- Noções de sistemas e obras hidráulicas. 36- Conceitos sobre geração de energia elétrica. 37- Matriz energética brasileira. 38- Noções de obras, sistemas e estruturas de transmissão de energia. 39- Noções de obras de normalização e regularização (dragagens,derrocamentos). 40- Noções de estruturas e funcionamento portuário. 41- Qualidade de água. 42- Controle da poluição. 43- Conservação de solo e água. 44- Técnicas de recuperação de áreas degradadas. 45- Manejo de bacias hidrográficas. 46- Química da água. 47- Química ambiental. 48- Noções de análise de risco. 49- Climatologia. 50- Noções de zoologia. 51- Noções de biologia da conservação. 52- Noções de fitossociologia. 53- Noções de limnologia. 54- Noções de modelagem matemática. 55- Ecossistemas brasileiros. 56- Noções de ecologia geral. 57- Ecologia da paisagem. 58- Noções de ecossistemas aquáticos. 59- Fitogeografia. 60- Noções de zoogeografia. 61- Noções de geografia humana. 62- Noções de Planejamento territorial. 63- Noções de sociologia. 64- Noções de antropologia. 65- Comunidades e meio ambiente. 66- Desenvolvimento econômico e social. 67- Impactos sociais e econômicos de grandes empreendimentos. 68- Noções de análise social e econômica de projetos. 69- Noções de economia ambiental. 70- Educação ambiental.

Eis um trecho (frise-se) do rol de itens para estudo do mais novo concurso que esse pobre escriba pretende prestar. Está certo que ser um auditor ambiental demanda uma certa visão generalista das coisas, mas será que não está havendo um certo exagero não?

***

Entrevistado: Bom dia a todos, meu nome é fulano, tenho 42 anos de idade, sou casado, tenho dois filhos, trabalhei 17 anos com análise de crédito na empresa.. (...) e estou desempregado atualmente.

Entrevistador: Mas a remuneração é de $1.100, o senhor está ciente? É a faixa salarial que o senhor almeja?

Entrevistado: Sim.

E eu estava lá, sentado ao lado desse senhor pai de família (que estava visivelmente nervoso), disputando uma vaga pra lá de sobrecarregada de supervisor de crédito. Passei todo o trajeto de volta pra casa matutando com minhas minhocas cerebrais: onde nós vamos (pretendemos) parar?

3 comentários:

Sunflower disse...

Fico mal com essas coisas. Era capaz de desitir pra dar mais oportunidade da vaga pra ele. Ele precisava mais que eu, então era óbvio que eu o faria, mesmo sabendo que seria taxeda de tapada depois. Por isso certas ignorâncias são uma benção.

Garota no hall disse...

Não sei como reagiria em uma situação dessas. Ficaria, talvez, contente por ter perdido minha vaga para essa pessoa.

Sobre ter noções... Será que os médicos de hoje só tem noção de como atender e diagnosticar os sintomas de um apaciente? Ouvi uma história outro dia que me fez pensar que o melhor é não consultar um médico.

Cristina disse...

Pela quantidade de "noções", eles querem um super-diletante pra trabalhar nesse lugar.
E qto à vaga, eu sei que tá difícil, mas se o tio conseguiu, fiquemos contentes por ele.