quarta-feira, 11 de março de 2009

garoto enxaqueca e seu termostato

Eu sabia que não estava louco, e que a causa de algumas das minhas piores e mais recentes dores de cabeça tinha algo a ver com o clima. O mais legal é que a coisa só tende a piorar.

Estudo liga aumento de calor a dor de cabeça

Um estudo realizado nos Estados Unidos sugeriu que dias de calor podem aumentar o risco de enxaqueca.

Os pesquisadores analisaram os casos de mais de 7 mil pessoas que procuraram alívio para fortes dores de cabeça no Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston, entre maio de 2000 e dezembro de 2007.

No total, 2.250 pessoas receberam um diagnóstico de enxaqueca e 4.803, de dores de cabeça provocadas por tensão ou outras causas.

Eles constataram que o risco de incidência da dor aumentou 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura do ar.

(...)

Impacto diário - Os pesquisadores monitoraram vários fatores ambientais, como temperatura, pressão, umidade e poluição do ar, durante os três dias que antecediam as visitas dos pacientes ao hospital e nas semanas subsequentes, para verificar qual destes fatores estaria mais ligado a fortes dores de cabeça.

De todos os fatores analisados, o que se associou mais à dor de cabeça foi a ocorrência de temperatura mais alta 24 horas antes da ida do paciente para o hospital.

(...)

O pesquisador Kenneth Mukamal, do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Escola de Medicina de Harvard, disse: 'Esta descoberta nos diz que o ambiente à nossa volta afeta nossa saúde e, em termos de dor de cabeça, pode ter impacto em muitas pessoas diariamente.'

(fonte e matéria completa: Folha Online, via Ambiente Brasil)

2 comentários:

Garota no hall disse...

Uau, precisou um cara de Harvard dizer isso para todo mundo acreditar? Eu achei que estava passando mal à toa, talvez por causa do excesso de sorvetes em um dia insuportavelmente quente. *sarcasmo mode on*

Menina Enciclopédia disse...

eu sabia! a minha enxaqueca tb é assim! e a neuro do servidor falou pra mim "e vc quer q eu faça o q se faz calor?" q vaca desatualizada rssss